OS 5 ERRES
A força dos cidadãos está em dizer “não” a todas as tendências consumistas, que provocam danos tanto em âmbito local, como em âmbito global. Como consumidores podemos assumir um compromisso ambiental. Aqui apresentamos cinco princípios, cada um com o seu efeito prático. Não tenha dúvida! Repense, recuse, reduza, reutilize e recicle.
Repensar
Se repensarmos nossas necessidades básicas, veremos que o nosso consumo vai muito além delas e que somos fiéis seguidores da manipulação publicitária. É necessário exercitar nossa reflexão ética frente a todos os produtos e tomar decisões coerentes com o desenvolvimento sustentável. Assim respeitaremos nossa cultura e visaremos o bem coletivo.
Exemplo:
Escolher produtos de menor impacto ambiental, como por exemplo usar vinagre ou bicarbonato de sódio com água quente para desentupir o ralo da cozinha, ao invés de utilizar substâncias químicas. Ou então usar adubos orgânicos em seu jardim, em vez de fertilizantes.
Recusar
O poder do seu não é muito maior do que você pensa. Ele pode reestruturar todo o sistema econômico, que hoje, ao invés de se concentrar na satisfação das necessidades básicas de todos, produz bens básicos para poucos.
Se todos negarmos consumir um produto que provoque alto impacto ambiental ou seja produzido com base em uma injustiça social, a empresa que produz tal material será obrigada a mudar sua forma de produção.
Exemplo:
Valorizar produtos de cooperativas que obtenham e distribuam bens com baixo custo ambiental através de rede populares que evitam intermediários e permitem a repartição por igual dos lucros.
Reduzir
Economizar no nosso consumo cotidiano de recursos naturais (energia, água etc.) e de produtos nocivos ao meio ambiente. Sobretudo nas grande cidades, privar pelo uso eficiente e eqüitativo dos serviços e pela rejeição coletiva de produtos proibidos nos países industrializados.
Exemplo:
Lavar a louça toda de uma vez. E antes, cuidar para que os restos de comida não sequem e seja necessário mais detergente e água para limpar.
Passar a roupa toda de uma vez também, aproveitando o calor do ferro de passar roupa, um dos eletrodoméstico que mais consomem energia.
Reutilizar
Quantos produtos na sua casa não podem utilizados novamente para o mesmo fim ou outro diferente? Ao reutilizar os materiais, prolongamos o tempo de vida útil deles e reduzimos a quantidade de produtos que consumimos. Assim seremos responsáveis por menos impactos ambientais.
Exemplo:
Usar potes de margarina para fazer vasos.
Preferir garrafas retorrnáveis.
Reciclar
A reciclagem é o re-processamento de materiais. Mais informações em reciclagem